quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SELO: EU AMO LITERATURA BRASILEIRA



Bom, hoje venho aqui falar de um assunto importantíssimo: O descaso com a literatura brasileira!

Este selo tem como objetivo incentivar os blogueiros a ler mais a nossa literatura nacional. A iniciativa foi da blogueira Yasmim Borges, do blog Miih e o mundo literário. Abaixo, as palavras da própria Yasmim.



Por que o selo ?


Em todo o tempo do blog, foi raras as vezes que vi blogueiros incentivar e resenhar livros brasileiros. Uma coisa triste de se ver, já que, há livros brasileiros tão bom quanto os estrangeiros.Qual o problema ? Talvez seja o preço dos livros, confesso, os preços são realmente salgados. Mas, há pessoas que preferem mil vezes comprar um livro estrangeiro de R$ 30,00 do que um brasileiro pelo mesmo preço. E isso é um coisa que realmente preocupa. Ano passado - no final do ano - o jornal americano The New York Times, circulou com uma reportagem, que a profissão de escritor no Brasil é a "mais patética de todas as profissões", houve uma grande repercussão que trouxe várias críticas e opiniões tanto dos leitores e escritores.
Mas o que causa isso, o que causa a impressão de que a profissão de escritor é a mais patética ?Acredito que, o Brasil melhorou e muito na questão de literatura, algum tempo atrás eu e muitos brasileiro não tinham como hábito a leitura constante, é claro que, isso tem que avançar e muito, mas é algo que deve ser conquistado com calma e muita paciência. O problema é, muitos leitores acabam dando prioridades há livros estrangeiros e deixando de lado os de seu próprio país. Isso sem levar ao fato do tabu que os livros nacionais receberam, como "livro brasileiro é chato", "é sem noção", "não tem emoção", "só os clássicos são bons" o que é uma grande mentira já que temos como exemplo Eduardo Sporh autor do livro A Batalha do Apocalipse que vendeu milhares de livros por todo o Brasil.
A cada 10 livros lidos, 1 é brasileiro - e é só por que a professora pediu - e isso é uma coisa que acaba me deixando muito triste, não tenho a intenção de ser escritora - sou grata aos escritores por me proporcionar algo tão maravilhoso - mas acredito que a pessoa tem que nascer com o dom e eu não nasci com ele. E não estou aqui fazendo propaganda para livro e editora alguma, só estou tentando melhorar essa situação em que nos encontramos e por isso tive a ideia e ajuda de alguns blogueiros para fazer isso sair do papel.


Como funciona ?



Se dessemos a oportunidade de ler pelo menos uma vez no mês um livro brasileiro melhoraríamos muito e essa é a proposta que tenho pra você blogueiro e para você leitor.
Blogueiros, faça parte disso. Incentive seus leitores e á você mesmo a ler livros nacionais. Isso trará uma melhor visão que temos sobre os livros, sei que é difícil, na maioria das vezes não encontramos pessoas para falar de um determinado livro e isso nos chateia, isso acontece muito com as pessoas que leem livros nacionais, acredite, é uma situação chata.Tente ignorar o fato do livro ter um preço mais elevado, é claro que alguns são o olho da cara, e as vezes vem aquela duvida, será que vale á pena? Mas então pesquise, fale com quem leu, fique de olho em promoções!
Nós do blog Miih e o Mundo Literário e outros blogueiros responsáveis pela iniciativa iremos a cada semana postar alguns livros brasileiros que valem a pena ser lidos e conhecidos.


Eu, atualmente estou lendo o citado A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr, e estou amando!
E claro, como escritora, eu, Thaís Silveira Venzel, apoio completamente essa causa! Acho muito válido ler autores nacionais, e se pesquisarmos a fundo, temos livros de todos os tipos e gêneros e com uma qualidade literária incrível. Portanto, convido vocês a participar deste selo, lembrando que não é objetivo do selo divulgar blogs, ganhar seguidores nem nada do tipo! Espero que façam parte desta corrente!
Foi criada a fanpage do selo, que está muuuuuuuito bacana! Eu Amo Literatura Brasileira


Bjoss,


Thaís Silveira Venzel

4 comentários:

  1. Acho importantíssima a divulgação da literatura nacional. Super apoio!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho viu! Temos que dar valor a nossa cultura, aos nossos artistas! =D

      Excluir
  2. Olá Tatah , muito obrigada pela sua participação . E é claro eu gostaria de conhecer mais sobre o seu trabalho . *-*

    Beijos,
    Miih e o mundo literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, é um prazer participar =D
      Fico feliz em saber disso, espero que ao conhecer goste \õ/
      Bjoss

      Excluir