terça-feira, 24 de dezembro de 2013

AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL - STEPHEN CHBOSKY

Gente, confesso que eu estava num medo danado de ler este livro. primeiro por que eu achei o filme muito bom, segundo porque duas amigas minha leram e disseram que não era tão bom assim. Ao contrário delas, eu amei o livro e é tão gostoso de ler quanto é assistir o filme. Você sente uma intimidade deliciosa com os personagens.
A historia é toda montada por cartas de Charlie, que são enviadas ao amigo dele que não é revelado durante toda a trama. Charlie conta de toda a sua vida e todos os acontecimentos importantes ao longo do primeiro ano do colegial. Em um dos jogos esportivos do seu colégio, Charlie é chamado para se sentar com seu colega de turma Patrick, e conhece Sam, meia irmã de Patrick. Eles então se tornam grandes amigos e começam a dividir os momentos de uma fase tão complicada na vida de um adolescente. Charlie, estava tentando ser mais participativo desde a morte de seu melhor amigo Michael, e procurava o tempo todo se sentir bem e fazer as pessoas ao seu redor bem. Patrick, com sua vida amorosa complicada tentava lidar com toda a questão da homossexualidade na adolescência, e Sam, tentava não se importar com seus traumas de passado. 
Charlie se apaixonou pela doce Sam, mas sabia ser um amor impossível, já que desde o início ela havia dito que era velha demais para ele. E Charlie sempre tentava não pensar nela daquele jeito. Em seu aniversário, que era também a comemoração do natal, Charlie se sente sozinho pela primeira vez desde que conheceu seus novos amigos, já que eles viajaram. Começa então um momento de profunda depressão, já que sente muita falta de sua Tia Helen, morta em um acidente de carro bem no dia do seu aniversário de sete anos. Tia Helen era a pessoa que Charlie mais gostava no mundo, e que ele mais sentia falta. 
As coisas voltam ao normal desde a volta dos seus amigos, mas pioram novamente ao se aproximar o fim do ano letivo, no qual Sam e Patrick vão se formar e deixa-lo sozinho. Sam vai antes de Patrick, para fazer um curso que dê um bônus em sua faculdade, portanto Charlie perde seu chão. Junta essa perda com todos seus fantasmas do passado e ele perde o controle. Vai para o hospital e fica lá por dois meses. Quando volta para casa, ele se sente preparado para seu segundo ano na escola. Sam e Patrick o visitam, como bons melhores amigos.

Thaís Silveira Venzel



Páginas: 224

2 comentários: