sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

FEIOS - SCOTT WESTERFELD



Título: Feios

Título Original: Uglies

Autor: Scott Westerfeld

Editora: Galera Record

Páginas: 415

Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.


Resenha: Tally vive em mundo futurista, onde as pessoas vivem em paz, não tem preocupações ou disputas de beleza. Lá, todo mundo ao completar 16 anos se torna perfeito. Eles passam por uma cirurgia em que todos os seus traços são modificados, e todos então se tornam perfeitos. Depois que seu melhor amigo, Peris, se tornou perfeito e foi morar em Nova Perfeição, Tally se sentia completamente sozinha. Os três meses que separavam a operação de Peris da operação dela pareciam intermináveis. Foi então que conheceu Shay, que se tornou sua melhor amiga. O problema era que para Tally, Shay parecia incompreensível. Shay era a única que conhecia que não queria se tornar perfeita, queria ficar feia para o resto da vida, uma idéia abominável. Uma coincidência incrível foi descoberta: Elas nasceram no mesmo dia e fariam a operação juntas. Tally achou isso sensacional, mas Shay não pareceu empolgada.

Uma semana antes da operação das duas, Shay aparece no quarto de Tally e lhe conta que está fugindo. Ela vai a procura de David. Até então, David era uma incognita para Tally. No tempo em que passaram juntas, Tally e Shay sempre aprontavam, saíam dos limites da cidade, invadiam Nova Perfeição, visitavam as Ruínas de Ferrugem, e numa dessas visitas as Ruínas, Shay revelou a existencia de David, uma pessoa que morava fora da cidade e era um feio mais velho. Até então Tally não acreditava na existência dele. Shay chamou Tally para que elas fugissem juntas, mas Tally rejeitou na hora. Era seu sonho ser perfeita, tinha esperado por isso por muito tempo, queria se juntar a Peris o mais rápido que pudesse, e nunca se sujeitaria a ser feia para o resto da vida. Shay então fugiu sozinha e deixou um bilhete escrito a mão para Tally, com instruções sobre como chegar a Fumaça, caso ela mudasse de idéia. Tally porém era irredutível.

No dia de sua operação, já estava tudo pronto, então chegou um carro voador para leva-la ao centro cirúrgico. Tally só percebeu que alguma coisa estava errada quando já era tarde demais. Foi levada então para conhecer a Dra. Cable, uma agente do Circunstâncias Especiais. A Dra. Cable então disse que ela só se tornaria perfeita se trouxesse Shay de volta, e se os levasse até a Fumaça. Os Especiais queriam destruir a cidade. Tally então só tinha a opção de trair sua amiga. O plano era bem simples, mas muito arriscado. Tally seguiria as instruções do bilhete deixado por Shay e faria todo o perigoso percurso sozinha. Quando chegasse a Fumaça ativaria um pingente que enviaria a localização para os Especiais, e em questão de horas tudo estaria terminado.

Depois de enfrentar vários e perigosos desafios, Tally conseguiu encontrar Shay e a Fumaça. Conheceu então David e os outros Enfumaçados. Não teve a oportunidade de ativar o pingente assim que chegou, pois todos queriam conhece-la. Ela era a primeira feia que tinha feito a viagem até a fumaça sozinha, todos os outros eram trazidos por David. A medida que ia conhecendo as pessoas ela ia perdendo a coragem de ativar o pingente. David e Tally passaram a ficar muito tempo a sós e acabaram se apaixonando. Shay achou tudo um absurdo, pois era perdidamente apaixonada por David. E o pingente da Circunstancias Especiais, que ra em forma de coração, sempre fizeram todos acharem que Tally esperava por alguém.

David então levou Tally para conhecer os seus pais, Maddy e Az. Com muitas dúvidas se Tally voltaria ou não para cidade, eles resolveram lhe contar o grande segredo da fumaça. A cirurgia que os tornavam estéticamente perfeitos deixavam também lesões em seus cérebros. Lesões propositais, que estava ali para manipular a forma deles pensarem e fazer com que não fossem selvagens. Eles tinham também uma mente perfeita, perfeitamente manipulável.

Em choque com a descoberta e cada vez mais apaixonada por David, Tally decide que nunca mais quer voltar a cidade. E decide jogar seu pingente na fogueira... O que Tally não sabia é que ao ser destruído o pingente também enviaria a localização do lugar. Na manhã seguinte, ao acordar, o lugar estava tomado por agentes da Circunstancias Especiais. E era tudo culpa de Tally, ela os havia traído.

Tally e David por sorte conseguiram fugir a tempo, e por sorte se encontraram horas mais tarde. Eles eram tudo o que restava da Fumaça e do sonho de se permanecer livre. Sem contar a verdade a David ela decide fazer algo para redimir sua culpa. Os dois juntos viajam até as ruínas novamente e decidem resgatar seus amigos.

Com o plano perfeito eles conseguem invadir o prédio da Circunstancias Especiais e resgatar alguns deles. David descobre que Az foi morto, e Tally se sente ainda mais culpada. E Shay era então uma perfeita.

Ao fugirem todos eles voltaram para as Ruínas, onde Maddy, graças as informações roubadas da Dra. Cable, conseguiu achar a cura para as lesões. A única perfeita no local era Shay, que se recusou a tomar. Tudo o que a mente perfeita de Shay queria era voltar para cidade com Tally e terem uma vida perfeita juntas. Maddy se recusou a faze-la ingerir os comprimidos de cura a força e então só sobrou uma única alternativa para Tally: Ela precisava voltar para cidade e se tornar perfeita.

Com a desaprovação de David, ela foi obrigada a contar toda a verdade: tudo o que aconteceu a Fumaça, a morte de Az, Shay ter se tornado perfeita, era culpa dela. David chocado com a revelação saiu correndo, e Maddy então juntou as coisas de Tally e mandou-a embora em direção a cidade, com a promessa que eles a resgatariam para testar os comprimidos nela e poder cura-la de uma mente perfeita.


Comentário: Eu amei esse livro. Na verdade fiz uma releitura dele, já tinha lido ele em 2011. Agora que comprei o restante da série o reli para relembrar a história e continuar lendo os demais livros. É sensacional a crítica que o Scott faz a forma como somos manípulados e essa droga toda de disputa por beleza. Se tornou a minha série preferida, e muito provavelmente Scott se tornará meu autor preferido. Indico muito a leitura dele. Foi o primeiro livro lido em 2014 \õ/


Curiosidades:

Achei essas outras capas, na versão original do livro!!











Sobre o autor: Scott Westerfeld (nascido em 5 de Maio de 1963) é um autor americano de ficção científica voltada ao público Jovem Adulto. Ele nasceu no Texas, mas atualmente divide seu tempo entre Sydney na Austrália e Nova Iorque nos Estados Unidos. (wikipédia)







19 comentários:

  1. Eu já li o livro, mas confesso que não gostei. Existem distopias MUITO superiores e melhores, achei o livro meio fraquinho e com ua narrativa maçante. A história toda é muito legal, mas a maneira que foi contada...

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, engraçado como gosto é diferente! Rsrs
      eu AMEI o livro! rsrs
      E a narrativa dele me prendeu pra caramba! rsrs

      Excluir
  2. Olá! :3
    Amei a resenha, já ouvi muito falar desse livro, mas não fazia ideia do que se tratava, parece uma distopia muito boa e envolvente além de fazer uma dura crítica contra a nossa busca pela "perfeição"
    Gostei muito das outras capas. principalmente da 3ª, com as bonecas.
    Beijos ,

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, eu achei fantástica a idéia do livro, sabe? A crítica que ele faz é muito bacana mesmo! E os outros livros são ainda melhores! =D
      bjos

      Excluir
  3. Olá, boa tarde ^-^
    Já ouvi falar algumas vezes desse livro e da série. Parece interessante, especialmente pelo tema (distopia *-*). Amei sua resenha, me deixou curiosa para ler a história :)
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Indico a leitura viu, eu gostei muito!! =D
      Bjoos

      Excluir
  4. Não i o livro ainda, mais me interesso bastante por ele .. já ouvir coisas boas e ruins a respeito dele, mais quero muito ler para ter minha própria opinião hehehehe :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena viu! Tirar suas próprias conclusões é sempre importante!! =D
      Eu particularmente amei o livro =D
      bjos

      Excluir
  5. Oi Tatah!
    Adoro distopias e tenho vontade de ler Feios, apesar de já ter lido resenhas negativas sobre ele.

    Beijos,
    Bia Sampaio
    http://www.epilogosefinais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda fico de cara com as criticas em relação ao livro. É claro que sempre tem alguém que não gosta e tal. Mas bom mesmo é poder tirar as proprias conclusões! Espeero que goste!!
      Bjos

      Excluir
  6. Oii!!
    Esse livro esta na minha pilha de leitura, amo esse gênero, e espero ler ainda esse ano!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga ler e que goste tanto quanto eu!! É muito boa a série =D

      Excluir
  7. Hey! To louco pra ler Feios... Não sei, não faz meu tipo, mas, sei lá. E a segunda capa me lembra tanto a Kaya Scodelario!
    Ah, te indiquei num selo aqui
    http://pensadoremserie.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html
    caso queira responder, adoraria! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, é muito bom! =D
      Muito obrigada pela indicação, mas já respondi o selo antes!
      Bjoos

      Excluir
  8. Obrigada pela indicação!
    Já respondi o selo, mas fico feliz por ter sido indicada! =D

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Tatah,

    Confesso que sempre vi este livro na saraiva e tinha curiosidade pela história, mas a sinopse na época não chamou a minha atenção, mas confesso que depois da sua resenha me despertou interesse em ler. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela visita no meu blog.

    Beijos

    *Pathy*
    http://pathysmania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já li esse livro mas confesso que não gostei muito, a narrativa é bem parada, estou lendo Especias agora (outro que está beeem parado). eu olho pra aquele livro penso "nossa eu tenho que terminar de ler esse ainda". O único que eu "engoli" foi perfeitos que é mais animadinho. Tenho que terminar a série antes de ler os outros (promessa de ano novo)

    bjks 8)

    ResponderExcluir