terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PERFEITOS - SCOTT WESTERFELD

Título: Perfeitos

Título original: Pretties

Autor: Scott Westerfeld

Editora: Galera Record


Páginas: 382

Sinopse: Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão – festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade – há uma incômoda sensação de que algo importante está errado. Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver – as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.

Resenha: Tally é perfeita. Sua reputação em Nova Perfeição é grande devido a tudo que aprontou na época de feia e de fugitiva da Fumaça. Sempre requisitada para as melhores festas, sua maior preocupação agora era fazer parte dos Crims, o grupo de perfeitos mais badalado da cidade. Só quem tinha má reputação na época de feio é que fazia parte, e para pertencer ao grupo era necessário a aprovação de todos os outros Crims, tinha que ser por voto unitário. Tally sabia que seria aprovada, além da sua reputação, Zane, o líder dos Crims estava do seu lado e demonstrava um carinho especial por ela. E claro, Shay e Peris, seus grandes amigos também faziam parte do grupo.
A votação aconteceria numa festa a fantasia na Mansão Valentino. O que Tally não sabia era da surpresa que teria. Ao chegar a festa notou que tinha alguém perseguindo ela, e essa pessoa estava fantasiado de agente das Circunstancias Especiais. Deixou-a apreensiva durante um bom tempo até que resolveu mudar o jogo e perseguir ao invés de ser perseguida. Ao encurralar o indivíduo ele se revelou. Não era ninguém menos que Croy, um Enfumaçado que fora seu amigo no passado. Ao se deparar com ele, Tally teve nojo de seu rosto feio e de suas feições rudes. Tally odiava as lembranças de seu época como Enfumaçada. Só agora que ela era perfeita que tinha noção do tanto que tinha sido tola. Croy porém deixou seu recado. "Valentino 317". Era o local onde Tally deveria pegar o presente que Croy tinha ido levar para ela. Em uma noite com tantas surpresas a visita da temível Dra. Cable a deixou amedrontada, e seu convite a deixou surpresa. Cable queria que Tally se tornasse uma Especial, e ela recusara na hora. Porém, Cable deu um tempo para ela pensar melhor.
Após a fuga dos Enfumaçados Tally ficou confusa. Zane porém foi procurá-la e percebeu que todas as lembranças que tomavam conta dela a tornavam borbulhante. Todos os perfeitos queriam estar borbulhantes e Zane estava borbulhante quase o tempo todo e queria que Tally tivesse também. Tally sempre soubera que Zane era diferente dos outros, ele não tinha aquele ar avoado que os outros perfeitos tinham e sua companhia sempre lhe fizera bem. Como se gostavam mutuamente formaram um casal.  Ao contar sobre a encomenda deixada para ela no Valentino 317, Zane a impulsionou a ir e disse que iria junto. Desde o inicio da busca pelo endereço eles estavam borbulhantes.
Valentino 317 era um desafio e tanto e quanto mais Tally e Zane pensavam mais borbulhantes ficavam. Na Mansão Valentino os quartos ímpares pulavam do 315 para o 319. O 317 foi uma incógnita até perceberem que era um quarto que foi desativado para virar elevador. Pensando como uma Enfumaçada, Tally sabia que seu presente estaria no terraço. Ao chegar lá deparou com uma porta fechada e precisava encontrar a chave, procurou em todos os lugares e não encontrou. Zane a questionou sobre onde eles poderiam ter deixado e ela soube instantaneamente da resposta: no lugar mais improvável e mais difícil de chegar.  Olhando ao redor só poderia estar em um lugar: no alto da torre que despontava metros acima.
Ao subirem na torre eles chamaram a atenção de toda a cidade, pois era visível por todos. Como era proibido escalar torres e muito estranho que perfeitos o fizessem logo os guardas foram avisados. Foi então uma corrida contra o tempo. Tally encontrou sua encomenda. Eram dois comprimidos e uma carta que ela tinha escrito para ela mesma na época de feia em que dizia o porquê que ela deveria tomar os comprimidos. A carta era uma autorização consciente de fazê-la como cobaia para testar a cura. Os comprimidos remediariam as lesões no cérebro que todo perfeito tinha, para que não questionassem ordens. Ela e Zane perceberam que se ela tomasse o comprimido e ele realmente funcionasse sem deixar nenhuma seqüela ela estaria curada, ou seja, estaria borbulhante o tempo inteiro. Com muito medo de tomar o comprimido e pressionada por causa da chegada dos Especiais Zane propôs que cada um tomasse um comprimido, já que eram dois. E assim o fizeram.
Com o passar do tempo eles estavam curados, e como líder dos Crims Zane instigava para que todos os outros Crims ficassem borbulhantes durante o tempo inteiro. Ele sabia que bastaria levá-los até a Nova Fumaça para que se curassem, mas após serem pegos pelos espaciais tanto Zane quanto Tally foram obrigados a colocar um bracelete não removível, que era também um rastreador, localizador e gravador. Enviavam suas conversas direto para o sistema da cidade.
Com os Crims se tornando borbulhantes o tempo todo Shay se lembrara da época de feia e foi tirar satisfação com Tally. As duas brigaram e Shay a chamou de traidora e egoísta, pois depois de tudo que Tally fizera ela tinha que ter dividido a cura com Shay e não com Zane.  Shay começou a formar outro grupo, convidou alguns Crims e outros perfeitos aleatórios e formaram os "Cortadores". O grupo se cortava, pois os ferimentos o tornavam borbulhantes e assim conseguiam pensar com clareza. Enquanto isso Zane teve uma idéia para se livrar dos braceletes e fugir para Nova Fumaça. Eles precisavam fugir o mais rápido possível, pois desde que tomaram os comprimidos Zane sofria com dores de cabeça constantes, e só Maddy poderia curá-lo sem torná-lo um avoado novamente.
Ao se livrarem do bracelete,  Zane, Tally e todos os outros Crims, exceto Shay e os Cortadores, fugiram de Balão.  Cada um foi por um caminho e se encontrariam em Nova Fumaça. Tally que ficou surpresa por Peris amarelar de ultima hora e querer continuar como perfeito, fez com que ela se atrasasse muito para pular, o que fez com que caísse a uma distância enorme de Nova Fumaça. Pelas contas dela ela levaria uma semana inteira para reencontrar os amigos. Sem ter certeza se David a esperaria ela ficou sem esperança. David é quem deveria ter levado a cura para Tally e como não o fez, Tally pensou que ele a odiava e a culpava pela morte do pai. Mas isso não era tão importante, agora ela estava com Zane, e sabia que Zane a esperaria quanto tempo fosse necessário.
O que ela não esperava é que seria presa por um bando de Pré Enferrujados que não eram civilizados.Por pouco não tinha sido morta por eles, no último minuto foi salva pelo líder do grupo Andrew Smith, que a reconheceram como uma deusa. Pelo que entendeu da cultura desses Pré Enferrujados eles achavam que todos os perfeitos eram deuses e os idolatravam. Ao longo do tempo que passou na aldeia se surpreendendo com as atitudes grosseiras dos aldeões, Tally aos poucos percebeu que eles eram uma experiência mantida pelos Especiais, para pesquisas sobre atos violentos.  Ao ser levada por Andrew até o "fim do mundo" Tally viu que a cidade os mantinham presos, para que pudessem ser encontrados com facilidade e para que toda a fúria deles não destruíssem mais e mais a floresta. A aldeia deles era cercada por bonecos que atacavam os nervos de qualquer humano que se aproximasse dos limites.
Andrew percebeu que Tally era diferente dos outros deuses e que ela o fizera enxergar a verdade sobre a cidade e então resolveu ajudá-la a sair da aldeia. De tempos em tempos os antropólogos da cidade chegavam até lá em naves voadoras. Tally então resolveu roubar uma dessas naves e voar até Nova Fumaça. Com seu plano colocado em prática em menos de um dia Tally chegou ao seu destino, que não era nada promissor. David a encontrara e contara que Zane não estava muito bem.Os dois comprimidos da cura só funcionavam se tomados juntos. Separados o comprimido que Zane tomou destruiu uma parte do cérebro dele. Para piorar a situação logo depois de sua chegada um rastreador foi acionado e eles precisavam fugir, pois os Especiais tomariam o lugar em minutos. Descobriram que o rastreador estava no dente de Zane, colocado pela cidade enquanto ele estava inconsciente no hospital. Sem ter como destruir o rastreador Tally resolveu se sacrificar junto de Zane e permitir que todos os outros fugissem. David não aceitou partir sem ela e Tally não teve outra opção a não ser magoá-lo. Usou do ponto fraco de David e o fez ter raiva dela e então Zane e Tally esperaram sozinhos pela chegada dos Especiais.
Os especiais chegaram e para surpresa de Tally, Shay e os outros Cortadores também faziam parte do grupo. Eles agora eram agentes da Circunstancias Especiais. E o pior de tudo... Tally também se tornaria um deles.

Outras Capas






18 comentários:

  1. Nunca li Feios, mas está na minha lista de livro que eu preciso para viver deste ano!
    A história é muito legal!
    Não li sua resenha por que fiquei com medo de ter alguns detalhes sobre o livro anterior - mesmo que você só revele os nomes dos personagens -
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor,
      entendo bem! Quando vejo uma resenha de um livro que eu não li ainda eu não leio a resenha. Querendo ou não sempre tem um detalhe do livro que a gente não queria saber, né? *-*
      Mas super indico pra você ler viu!! =D
      Bjoss

      Excluir
  2. Nu! Que história doida. Comecei a ler Feios, mas Tally não me chamou a atenção e como o livro não era meu tive que devolver rápido. Sabia que no final ela acabaria virando uma Perfeita, achei um pouco confuso em algumas partes, mas até que vale a pena ler pela mensagem que ele passa. Padrões estéticos e tudo o mais. Tenho uma amiga que é fã de verdade dessa série, ela passa o tempo todo falando desses livros, tenho que voltar a ler logo para poder tirar minhas conclusões.

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virei super fã da série também! Adorei o enredo, a crítica que o autor faz, é tudo fascinante!
      É uma pena que tenha desistido de ler, porque é realmente doido demais! HAHA
      Bjoss

      Excluir
  3. Oiiee!!!
    Acho essa história muito interessante, mas ta dificil de arrumar coragem para ler!
    Adorei a resenha!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena! Porque a história é muito envolvente =D
      Espero que acabe tomando coragem \õ/
      Bjoss

      Excluir
  4. adorei sua resenhas e as capas são : uau !
    beijinhos
    http://gabieomundosecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha, fiquei curiosa
    bjs

    Poste novo no blog, gelinho de detox (:
    http://bit.ly/1e5snGf
    http://www.facebook.com/one1forall
    @1_forall

    ResponderExcluir
  6. aahh.. ja ouvi falar desse livro, mas lembro que n me interessei muito..

    Meu Blog
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  7. Olá! :)
    Adorei a resenha, bem escrita e detalhada!
    Estou louca para ler essa série, a história é bem diferente e envolvente!
    Beijos :*

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada querida!
      Espero que leia mesmo, e que goste tanto quanto eu!
      Bjoss

      Excluir
  8. Preciso voltar a ler urgentimente, não conhecia esse livro, a capa é linda.

    www.chitafilo.com

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu acho a capa dessa série linda. Queria ler, mas acho que o livro não ia me cativar muito.
    Ah! Você perguntou se ainda tinha vaga para o book tour de Coração de Vidro. Tem sim. Se quiser mesmo participar, manda um email para blog.odomdaescrita@gmail.com
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir