domingo, 19 de abril de 2015

AMALDIÇOADO - JOE HILL

Oi gente bonita!
Eu disse que não ficaria muito tempo sem postar, mas a faculdadde e o trabalho tem exigido muito de mim, e os finais de semana são corridos também, por isso, desculpem-me. Eu devia ter postado essa resenha mês passado, já que faz parte do desafio de gênero que estou participando. Como está claro, não foi possível postá-la, mas eu li o livro no mês de março, como foi estipulado pelo desafio. Portanto, vamos a resenha mega atrasada!!


DESAFIO DE GÊNEROS - MARÇO: LIVRO QUE SERÁ ADAPTADO PARA FILME


Título: Amaldiçoado
Título Original: Horns
Autor: Joe Hill
Ano: 2015
Página: 320
Avaliação (1 a 10): 8

Sinopse: Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida. Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro. Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Além disso, descobre algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis. Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora.
Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim. Joe Hill, autor de A estrada da noite e Nosferatu, já foi aclamado como um dos principais novos nomes da ficção fantástica. Em Amaldiçoado, o sobrenatural é pano de fundo para uma história de amor e tragédia, de traição e vingança. Um livro envolvente, emocionante e cheio de suspense que nos leva a refletir: em matéria de maldade, quem é pior, o homem ou o diabo?

Resenha: Ig Perrish se tornou um fracassado. Após a brutal morte de sua namorada Merrin, estuprada e assassinada, ele se tornou o príncipal suspeito. Passou a ser odiado por todos na cidade, exceto por Glenna, sua excentrica namorada.
Ig acordou em um dia, com uma puta ressaca e um par de chifres crescendo em sua cabeça. Esse chifre tinha um efeito hipnótico em quem o via, pois as pessoas entravam em um tipo de transe e falavam com Ig exatamente o que sentiam, sem esconder pensamentos ou pontos de vista. Foi dessa forma que descobriu que Glenna o havia traído com Lee, seu ex melhor amigo que se distanciou após a morte de Merrin. Descobriu também que sua família, mae, pai e avó, o achavam culpado pelo assassinato de Merrin. Apesar disso ser horrível, a pior das confissões foi de seu irmão Terry,  lhe revelou o grande culpado.

"Não conseguia lembrar o quê. Tinha bebido demais.Virou a cabeça para um lado e para o outro, estudando-se no espelho, tocando os chifres repetidamente. A que profundidade chegava o osso? Será que havia raízes que se infiltravam até o cérebro? Quando pensou nisso, o banheiro escureceu, como se a lâmpada no teto tivesse piscado por um momento. No entanto, a escuridão estava em seus olhos, em sua cabeça, não naslâmpadas. Ele agarrou a pia e esperou a fraqueza passar.Então se deu conta. Iria morrer. Claro que iria morrer. Alguma coisa estava mesmo pressionando seu cérebro: um tumor. Os chifres não estavam ali de verdade. Eram metafóricos, frutos de sua imaginação. Ele tinha um tumor comendo seu cérebro e fazendo com que ele visse coisas. E, se já chegara a esse ponto, provavelmente era tarde demais para ser salvo."

Após essa descoberta Ig perde completamente seu chão e busca cada vez mais informações sobre a noite em que sua amada foi assassinada. Todas os loucos acontecimentos do livro partem dessa descoberta, e o final é surpreendente.
Apesar de Merrin estar morta, ela é a personagem mais presente do livro, pois tudo o que Ig faz envolve ela e as lembranças que ele tem dela. Intercalando passagens do presente com o passado, nos é contado sobre a adolescência de Ig, Merrin, Terry e Lee. 

"– Pode falar – disse Ig. – Agora é a parte em que você me conta qualquer coisa terrível que escondeu a vida toda. Provavelmente sobre mim. É só falar, e a gente se livra disso.– Gostaria de poder fingir que estava fazendo algo importante no meu estúdio para não precisar falar com você.– Até que não foi tão ruim.– É tão difícil olhar para você.– Pula essa parte, que já resolvi com a mamãe.– Penso em Merrin. Era uma boa garota. De certa forma eu a amava. E tinha inveja de você. Nunca amei ninguém como vocês dois se amavam. Com certeza não amei sua mãe assim, aquela putinha obcecada por status. O pior erro que cometi. Tudo de ruim que aconteceu na minha vida foi por causa desse casamento. Menos Merrin. Merrin era a coisa mais doce. Ninguémconseguia ouvi-la rir sem ter vontade de sorrir. Quando penso em como você fodeu com ela e depois a matou tenho vontade de vomitar.– Eu não a matei – disse Ig, com a boca seca"

É um livro pesado, mas que não me causou medo. Me decepcionou um pouco, pois o outro livro que já li do autor é espetacular, e esse não é tão bom quanto o outro. Porém, é uma leitura interessante. No incio é bastante parado e cansativo, mas antes mesmo de chegar a metade da história o leitor fica na expectativa para saber o que aconteceu com Merrin e o que acontecerá com Ig, que a muito tempo já não tinha uma vida. 
A adaptação para o filme já foi gravada e deveria ter sido lançado no final do ano passado, porém devido ao vazamento do filme na internet esse lançamento foi adiado, ainda sem data para estrear. Estou ansiosa para ver o filme na telona. Antes do filme, esse mesmo livro fora lançado no brasil com o título de O Pacto.

Bjoss,
Thaís Silveira Venzel
 

 

4 comentários:

  1. Olá,
    Esse livro não é muito meu estilo de leitura, por isso não me interessei pelo livro, mas gostei da resenha, parece ser uma obra super bacana.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro Joe Hill...
    Ansiosa pra ler esse livro!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, não conhecia esse livro, parece ser muito bom
    Adorei sua resenha
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thata! Faz tempo que não venho aqui! <3
    Eu não li o livro, mas adorei o filme! Me surpreendeu.
    De início, pensei que fosse ser chato, mas depois, prende atenção.
    É muito legal mesmo. E adorei sua resenha!
    (Inclusive, nem sabia que tinha livro! Hauhauha).
    Beijão! <3
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir