quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

EXTRAS - SCOTT WESTERFELD


ALERTA SPOILLER
Título: Extras

Título original: Extras

Autor: Scott Westerfeld

Editora: Galera Record

Páginas: 416

Sinopse: No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.

Resenha: Alguns anos depois de Tally Youngblood ter posto fim a Era da Perfeição, os jovens agora tinham uma outra preocupação: eles queriam ser populares. O sistema da cidade detectava quantas vezes o nome das pessoas eram falados pelas pessoas e essas pessoas eram colocadas em um Ranking de popularidade. Todos aqueles que não estavam entre os mil primeiros mais falados eram considerados extras. E ser uma extra era o pior pesadelo de Aya Fuse, que tinha um irmão que estava sempre entre os mais populares. O que deixava Aya ainda mais frustrada é que a primeira matéria como divulgador de seu irmão Hiro, tinha bombado, levando ele ao top list, enquanto ela mesma já tinha feito várias matérias que não tinham tido ibope nenhum.

Em busca da matéria que mudaria essa situação tão desfavorável Aya era capaz de qualquer coisa. Inclusive entrar de penetra na festa dos tecnautas. O objetivo era seguir Eden Maru, a garota que ela tinha visto surfar em cima de um trem na noite anterior. Aya estava crente que se filmassem a rebeldia da garota e seu grupo e divulgasse, ela logo seria muito popular.

Ao sair da festa seguindo Eden, Aya pediu que moggle, sua câmera de estimação fosse na frente, já que tinha sido interrompida por um dos perfeitos mais populares. Seu nome era Frizz Mizuno e tinha se tornado popular por ter inventado uma cirurgia que obrigasse as pessoas a falar a verdade. Obviamente a cirurgia era voluntária, e os que quisessem fazer a cirurgia se tornava parte de um grupo fundado pelo próprio Frizz,chamado Honestidade Radical.

Após se desvencilhar de Frizz, Aya segue o rastro de Moggle, que a leva até um lago subterrâneo, nos arredores da cidade. Lá ela descobre que Éden faz parte de um grupo de meninas que se entitulam como as Ardilosas. Só que elas odeiam a fama, e odeiam divulgadores. Ao ser pega com Moggle espiando, as Ardilosas jogam a câmera de Aya no fundo do lago subterrâneo e a ameaçam. Porém, a fim de cumprir seu intento, Aya finge que quer ser uma Ardilosa também, e meste dizendo que não é uma divulgadora. O que seria fácil de se comprovar, levando em consideração seu desprezível lugar no ranking de popularidade, que era 451.396. As Ardilosas a aceitaria no grupo caso passasse no teste, que seria surfar no trem no dia seguinte.

Inconformada por ter perdido Moggle, Aya pede ajuda de seu irmão Hiro e o melhor amigo dele Ren. Logo após passar no teste e se tornar uma Ardilosa, Aya e Ren vão até o lago resgatar Moggle, só que a única forma de fazê-la era mergulhar no lago todo sujo e gosmento, e assim Aya o fez. Isso teria passado despercebido caso Frizz Mizuno não tivesse ido visitá-la em seu acampamento e os dois tivessem sido fotografados juntos. Aya se tornou popular da pior forma possível, sendo conhecida por todos como "Rainha da Gosma". O que poderia ser pior? Por sorte a popularidade durou pouco tempo.

Aya passou a surfar todas as noites com as Ardilosas, só que um dia antes de Moggle estar concertada para filmar novamente,aconteceu uma coisa que poderia mudar o rumo da humanidade: o trem parou dentro do túnel e de dentro do trêm saiu uma criatura inumana, jamais vista, que transportou alguma coisa para dentro da montanha, estocando-a ali. Todas as Ardilosas sabiam que estavam correndo perigo, por isso ficaram o mais quietas possíveis, imperceptíveis. Após o acontecido, as Ardilosas decidiram investigar o que estava no túnel. Então voltaram até lá e descobriram uma coisa inimaginável: era um depósito de armas nucleares, com impulsionadores de massa capazes de destruir uma cidade inteira com um só tiro.

Ao voltarem neste depósito, já com Moggle em ação, Aya tinha certeza que se tornaria uma das mais famosas existentes, caso denunciasse os armamentos a cidade, já que todas as armas dos Enferrujados tinham sido banidas e era crime ter um estoque como esse. Ela estava disposta a trair as Ardilosas, já que seria odiada por todas depois de revelar a identidade do grupo, mas Aya não se importava. Ela só queria ser popular.

Só que um pouco antes de tudo dar certo, Aya descobriu que as Ardilosas armaram pra cima delas e queriam se vingar. Acontece que não poderiam ser contra a divulgação da matéria, já que a omissão dela coloca em risco toda a humanidade. Decidiram então apenas assustar Aya, e ganhar tempo para que quando a matéria fosse ao ar as Ardilosas já estivessem bem longe da loucura daquela cidade.

Mas enfim a matéria foi divulgada, e foi um sucesso maior que o imaginado. Aya tinha superado seu irmão no ranking de popularidade. Mas logo percebeu que as coisas não seriam só festas. Assim que a matéria foi divulgada ela e seus amigos, Hiro, Ren e Frizz, começaram a ser perseguidos por aqueles seres inumanos. E algo ainda mais surpreendente aconteceu: Tally Youngblood, a que desde o fim da Era da Perfeição lidera o primeiro lugar do ranking, tinha mandado um ping pra ela que dizia o seguinte: "Corra e se esconda. Estamos a caminho."

E assim Aya e seus amigos o fizeram, ou pelo menos tentaram fazer. Depois de serem caçados até nos lugares mais escondidos da cidade Aya decide tomar posse de um quarto na Mansão Movimento, que era o lugar mais seguro da cidade,e só morava ali as pessoas mais populares também. Foi ali que Tally a encontrou.

Tally que tinha a missão de manter a paz mundial tomou partido dessa briga, e quando teve seu amigoAndrew raptado por essas criaturs inumanas ela começou a corre atrás de informações. Assim que Tally viu a matéria foi até Aya e seus amigos, e os usaram como iscas para chegar até quem quer que fosse a mente maligna por trás disso tudo.

Com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, Aya e seu grupo se separam de Tally, David e os Cortadores. E Aya descobre toda a verdade antes de Tally. Tudo não passava de uma grande confusão, e Aya, sem saber que estava fazendo, acusou injustamente alguém que assim como Tally queria salvar a humanidade.

Tally, ainda sem saber da verdade ataca a sede do "inimigo". E ninguém além de Aya poderia fazê-la parar. Depois de todo o erro e injustiça que cometeu, Aya decide fazer pelo menos algo de certo para deter Tally de explodir o lugar. Arriscado sua própria vida e correndo contra o tempo, Aya consegue desfazer o mal entendido.

Para comemorarem tudo, todos eles se reunem na festa dos mil famosos, onde Aya torce para que Tally e David terminem bem.

Comentário: Estou muito triste pela série ter acabado! HAHA Confesso que no inicio eu odiei o fato de Tally não ser a personagem principal, eu realmente contava com isso e fiquei muito decepcionada. E ainda tenho uma raivazinha da Aya, por causa disso. HAHA Mas enfim, a história me prendeu assim como os outros livros, a forma como o Scott trabalha os temas sociais dentro da distopia é fascinante. Essa busca por popularidade, fama é tratado muito a fundo.Fiquei um pouco decepcionada também porque David e Tally não firmaram compromisso. Mas em suma eu amei o livro e quero todos os livros deste autor.


Outras Capas!






Bjoss,

Thaís Silveira Venzel

4 comentários:

  1. Ah, tenho que começar a ler Feios, só vejo você postando resenhas dos livros da saga e eu não posso ler, é bem chato :/
    Mais nem que eu tenha que fazer macumba eu vou conseguir ler esse livro, só me falta oportunidade!
    Ah, Tatah, não tem aquela Tag que você me indicou, muito obrigada pela indicação - me desculpe pela demora em responder- mais é que eu já tinha sido indicada para ela e já tinha respondido.
    Beijos!

    Uma Vida Chamada Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que começar mesmo! Rsrs
      Bom, pelo menos agora a saga acabou, não vai me ver postando mais resenhas! kkk'
      Ok, sem problemas! Isso sempre acontece comigo também!
      Bjoss

      Excluir
  2. Gostei bastante da resenha, mas essa série tem uma premissa que não me conquistou. Talvez eu venha ler mais futuramente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que acabe optando por ler! =D
      Eu gostei muito mesmo da série! ^^
      Bjoss

      Excluir