segunda-feira, 7 de abril de 2014

A BATALHA DO APOCALIPSE - EDUARDO SPOHR

Título: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spohr
Editora: Verus
Ano: 2010
Páginas: 586
Quantos dias demorei para ler: 33 dias
Sinopse: Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.

Resenha: É uma história brilhante. Inicialmente achei que demorou para prender minha atenção, demorei a entender que sempre havia uma história dentro da história e que a divisão era feita pelo modo como os capítulos estavam colocados (Se era número estava contando a história "atual", se era um nome era uma história do passado). Eu custei a pegar o embalo da história, mas me apaixonei quando peguei.
O livro conta a história desde o crepúsculo do mundo até a batalha do apocalipse. 
Ablon é um anjo renegado, ou seja, foi expulso do paraíso. Isso porque liderou uma revolta contra o arcanjo Miguel, que é o Príncipe dos Anjos. Miguel, que está como líder de todo o reino dos céus enquanto Yahweh está no sono do sétimo dia. Miguel odeia todos os humanos, pois são os únicos seres criados por Deus que possuem o livre arbítrio, e por isso enquanto detém o poder fez diversas tentativas de eliminar toda a raça humana. Ablon, ao contrário, entende os humanos como a criação mais perfeita feita por Deus, e por isso quer protegê-la. 
Tendo dois lados bem marcados, surge ainda um terceiro. Lúcifer, a Estrela da Manhã, tenta ajudar Ablon, mas este por já ter sido traído pelo mesmo recusa, portanto Lúcifer tenta usar seus próprios métodos para fazer parte da Batalha do Armagedon.
Shamira, a Feiticeira de En-Dor é a feiticeira mais poderosa da terra, e melhor amiga de Ablon. Inúmeras foram as vezes em que Ablon ajudou Shamira e que Shamira ajudou Ablon. Não seria diferente agora que a grande batalha está se aproximando.
Apollyon é o maior e mais antigo inimigo de Ablon e tudo o que mais quer é vê-lo morto. Servo fiel de Lúcifer promete ser um dos que se colocarão no caminho de Ablon para impedi-lo de salvar a humanidade.
Repleto de personagens marcantes, de caminhos que se entrecruzam, de mortes, lutas. Passado e presente no mesmo lugar. Uma narrativa muito rica de detalhes, que pode até ser confundida com teoria, mas ao meu ver é apenas o assunto biblico abordado a fundo e repaginado. Tenho para mim que Spohr merece seu lugar de honra em meio aos grandes autores da literatura fantástica. Abordou o tema "anjos" de uma forma que o leitor nunca viu antes. 
Indico a leitura, e digo que vale a pena persistir ao inicio confuso, pois ao decorrer da história todas as coisas se esclarecem, e tudo passa a fazer muito sentido.

Bjoss,
Thaís Silveira Venzel

21 comentários:

  1. Parece ser mesmo fantástico. Vi um vídeo bo YouTube sobre o autor e o livro acabou prendendo minha atenção. O único problema (e tenho até vergonha de falar) é que fiquei com um pouco de preguiça quando consegui ele. Mas em breve leio :D

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vale a pena ler viu! Eu também fiquei morrendo de preguiça! hahaha
      ainda mais que o inicio é meio confuso, deu uma vontadezinha de largar. Mas vale a pena persistir! =D
      Bjoss

      Excluir
  2. UAL :O
    Estou de boca aberta. Que livro maravilhoso, deve ser fantástico.
    É uma pena eu não poder comprar mais nada :/

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que não possa comprá-lo!
      Ainda assim espero que possa fazê-lo em breve!! É muito bom!
      Bjoss

      Excluir
  3. Parece ser um bom livro :)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. É bom ter a indicação, porque normalmente desisto de um livro, se ele não prende minha atenção de cara. Mas já começar a ler tendo alguém que indicou, sempre acaba me fazendo persistir. Valeu a dica <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Eu sou bem chata pra largar livros, mas quando tem indicação é bem mais empolgante!! =D
      Por nada!
      Bjoss <3

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Parece um livro realmente bacana , minha mae n gosta de qe eu leia blogs que fazem resenha de livros porq todo livro que eu vejo eu quero comprar e ela disse que n da conta de comprar todo os livros que eu quero kkk' .
    www.ourblackpen.blogspot.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk minha mãe já desistiu de me dar livros! Agora é por minha conta comprá-los, e gasto todo meu dinheiro com eles, viu! Rsrs
      Bjoss

      Excluir
  6. Eu achei o livro interessante, mas não me afeiçoei e nem me prendeu. Os "flashbacks" me desagradaram bastante e, ao meu ver, prejudicou a leitura. Há quem tenha gostado. Enfim, o livro é legal e sua resenha tbm :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu custei a entender que eram flashbacks. Rs
      Mas gostei muito do livro apesar disso.
      Obrigada!
      Bjoss

      Excluir
  7. Boa noite querida,

    Poxa, já li este livro e ainda não sei o que dizer exatamente. A criatividade do Spohr é boa, mas o desenrolar é um pouco enrolado, achei o enredo brilhante mas o texto muito carregado. Mas assim como tu, eu recomendo rsrs.

    Boa resenha =))

    Um Gole de Utopia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =D

      Eu não sei sabe, a maioria fala isso do livro. Acho que o problema sou eu que não consigo ser crítica e tudo me agrada! kkkkkk'
      Eu gosto praticamente de todos os livros que leio. HAHA
      Esse não foi diferente, acho ele muito criativo e talentoso. Jamais conseguiria escrever algo como este livro. Tudo que escrevo é simples demais. Rs
      Obrigada!
      Bjoss

      Excluir
  8. OI! Boa resenha...
    Mas estou em dúvida se vou ler o livro por causa desse último comentário...rs
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique em dúvida! Caia de cabeça no livro! Rs
      Bjoss

      Excluir
  9. Já li esse livro mas não gostei tanto. Meu favorito com o tema "anjos" ainda é Hush Hush! ^^

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou comprando os livros desta série, vou ler em breve! =D
      Bjoss

      Excluir
  10. Oi! :)
    Te indiquei para uma Tag lá no blog, se quiser, aparece:
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir