quinta-feira, 3 de abril de 2014

O OUTRO - BERNHARD SCHILINK

Título: O Outro

Título Original: Der Andere

Autor: Bernhard Schilink

Editora: Record

Ano: 2009

Páginas: 96

Sinopse: Depois de perder a mulher para o câncer, Bengt procura conforto nas tarefas mais simples do dia a dia. Até que recebe uma carta endereçada a ela e tudo o que viveram juntos desmorona. Percebendo a chance de manter viva a memória da esposa, Bengt começa a responder às cartas como se fosse Lisa. A cada nova carta, ele a redescobre. Entretanto, as mensagens não são suficientes e logo a empatia entre os dois e a curiosidade de Bengt fazem com que ele vá ao encontro do Outro.


Resenha: Três Personagens. Bengt, o marido enganado; Lisa, a esposa morta; e Rolf, o outro.
Depois de Lisa morrer de câncer, Bengt tenta descobrir o lado bom de todas as coisas em sua vida. Tenta procurar bons motivos para viver, se adaptar a solidão que virou rotina. Pouco tempo depois ele recebe uma carta de amor endereçada para Lisa com a assinatura de Rolf. Responde sucintamente dizendo que Lisa está morta e assina apenas como "B." 
Rolf acha que é Lisa respondendo, pois apenas Rolf a chamava por um apelido que começava com a letra b (não me lembro do apelido, desculpem! kkkk). Aproveitando a brecha Bengt começa a se corresponder com Rolf como se fosse Lisa. Após um tempo, contrariado vai até a cidade de Rolf, onde o conhece e se torna seu amigo, começa a conhecê-lo e inventa uma grande mentira sobre a história de Lisa. 
Rolf, acreditando que Lisa ainda está viva e irá para sua cidade, resolve fazer um jantar em homenagem a ela, onde chama pessoas importantes, para aumentar seu prestigio. Financiado por Bengt, pois Rolf não tinha dinheiro, ele leva a mentira até a semana do suposto jantar, onde dá um basta na história e diz tudo o que aconteceu, toda a mentira, que Lisa está morta. Depois de toda a revelação volta para sua casa, sua cidade, mas não se sente melhor. No dia do jantar, aparece de surpresa para prestigiar a memória de sua falecida esposa.
Eu particularmente achei a idéia brilhante, mas acho que o autor não soube passar pro papel. Foi sucinto demais, sem emoção. Apesar de ser um autor aclamado esta obra em si não se sustenta. Li, foi uma leitura rápida, são poucas páginas e tal, mas não me empolguei em nenhum momento com a leitura. Perdi até a vontade de ler outras obras dele, apesar das outras terem boas críticas. 
Este livro, como outros do autor, teve adaptação para o cinema que teve Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papéis principais.

O autor

Bernhard Schlink (Bielefeld, 6 de julho de 1944) é um jurista e escritor alemão, professor de Direito e Filosofia na Universidade Humboldt desde 1996. Sua obra de ficção mais renomada é o livro "Der Vorleser" (O Leitor) publicado em 39 idiomas e adaptado para o cinema pelo diretor inglês Stephen Daldry.







Bjoss,
Thaís Silveira Venzel

10 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar deste autor, vou procurar saber mais! A parte boa é que ele é pequeno, né? kk É horrivel quando encontro um livro assim e como sou chata para largar um livro me decepciono ainda mais! kkk

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, pelo menos ele é pequeno! Rsrs
      Também sou muito chata pra largar um livro, insisto enquanto houver forças! Rs
      O fato dele ser pequeno me motivou. Rs
      Bjoss

      Excluir
  2. Não conheço o autor :)
    Bjs
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar do livro parece legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem algumas críticas muito positivas, mas são poucas. Rs
      Não é o pior livro do mundo.

      Excluir
  4. Oi, parece ser uma história bem legal, achei a sinopse super interessante com toda essa situação complicada de marido, esposa morta, amante - outro. Mas, parece ser um livro que precisa de uma profundida emocional e se o autor não soube passar isso, talvez se torne algo chato de se ler. Acho que vou ver o filme mesmo haha Ainda mais tendo a diva Kate *-*
    Beijos!
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, acho que o autor não soube aproveitar a idéia brilhante que teve.
      A sinopse é melhor do que o livro. Rs
      Também quero assistir o filme, despertou minha curiosidade!!
      Bjoss

      Excluir
  5. Não conhecia o livro, mas a capa logo me chamou a atenção por causa de "O Leitor". É um problema quando o autor não sabe dosar o tempo que a trama precisa para ser contada, ainda assim me parece um bom livro.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é do mesmo autor! =D
      As críticas de "O Leitor" são mais favoráveis!
      Bjoss

      Excluir