domingo, 8 de junho de 2014

O EXTRAORDINÁRIO MUNDO DE GRETA - WASHINGTON ALBUQUERQUE

Título: O Extraordinário Mundo de Greta
Autor: Washington Albuquerque
Lançamento Independente
Ano: 2013
Páginas: 112
Avaliação (de 1 a 10): 10
Quantos dias demorei para ler: 1
Sinopse: Um ceifeiro chamado Amadeu, vaga pelos campos latino americano, ponderando sua posição em prol dos humanos. Descrente das chances de mudanças, da consciência da raça terrena e de sua salvação, ele julga seus esforços e trabalho em vão. Porém seu destino muda ao ser designado a uma nova região onde deve atuar. Recém chegado ele fica abismado com a beleza tropical do país e em especial, com a euforia que contagia seus habitantes. A chegar ao marco zero, seu ponto de partida, ele se depara com uma situação curiosa, flagrando uma menina que vaga pelo plano espiritual e passa a chamar sua atenção. Ao se aproximar, ele percebe que ela não está viva, mas também não está morta, o que irá deixá-lo intrigado. Com ela, o ceifeiro aprenderá os detalhes dos seres humanos, e sendo incentivado por uma amiga, Verônica, a ceifeira da Morada da Neve, Amadeu mergulhará fundo nos sentimentos e na vida dos terrenos, fazendo descobertas que irão mudar e decidir sua posição em relação aos humanos e também lhe acender sentimentos dos quais ele nunca imaginara experimentar ou sequer possuir. A menina o tocará profundamente, e sensível a sua delicadeza, o ceifeiro se entregará, experimentando o carinho, amor, dor, ódio e dúvida, e com a ajuda de sua pequena amiga, ele entenderá o que faz dos humanos, seres tão peculiares.
Resenha: Amadeu é um ceifeiro, que apesar de não conhecer profundamente a natureza humana, é cheio de compaixão pela sua causa. É responsável pela travessia dos humanos no processo pós-morte. Ele então é designado para cobrir uma área que nunca antes havia coberto. Era em Curitiba. Lá ele se depara com o vulto de uma criancinha, que vaga pelo plano espiritual sem que esteja morta e muito menos viva. É através deste contato, que a cada dia se aprofunda mais, que Amadeu descobre o maior poder de todo ser humano: O amor. A humanidade que passa a existir em Amadeu o faz entrar em uma crise existencial, pois sabe que não é permitido aos ceifeiros se apoderar de sentimentos que é próprio dos humanos. Verônica, a mais experiente e poderosa de todos os ceifeiros, o ajuda nesta fase que se torna tão difícil e assustadoramente bela.
O livro é doce e apaixonante, possui um enredo bem desenvolvido e uma narrativa leve. Washington Albuquerque colocou de uma maneira inteligente todos os conflitos que o amor pode gerar dentro de alguém, e que através dele a mais distante ou fria alma encontra sua glória. É um dos livros nacionais que mais gostei de ler, e a prova de que a literatura contemporânea brasileira merece espaço no mercado. Possui um defeito muito grande, o livro tem poucas páginas(HAHA). Apesar de ser lido rapidamente é uma história que deixa marcas em quem a lê. Indico e recomendo.


Bjoss,
Thaís Silveira Venzel

12 comentários:

  1. Eu gostei muito da proposta do livro, parece ser daqueles bem reflexivos. Achei mais interessante ainda por ser brasileiro. Fiquei muito curiosa para ler, também porque você pareceu ter gostado muito rsrsrs. Beijo

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza eu gostei muito!
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo!
      É o máximo perceber que nossa literatura tem tudo pra bombar, né? *-*
      Bjoss

      Excluir
  2. Gostei bastante da proposta do livro. Parece ser tocante. Espero poder ler em breve.
    Adoro literatura brasileira.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler mesmo. O livro é incrível *-*
      Bjoss

      Excluir
  3. Não conheço o livro.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Ah... gostei da história... deve ser legal de ler mesmo!
    Quero só ver essa crise existencial...rs ;)
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal :)
      Crise existencial, quem nunca? Rs
      Bjoss

      Excluir
  5. Acho legal esse UP na literatura brasileira. Nem li, e já respeito o autor. Estamos precisando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro incentivar a literatura brasileira. Estamos mesmo precisando muito :)

      Excluir
  6. O Brasil tem ótimos autores!! Eu provo muito disso! :3 Adorei sua resenha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brasil tem mesmo ótimos autores.
      Obrigada :3
      Bjooss

      Excluir