quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ENTREVISTA: CATIA MOURÃO E JOHNATAN SOUZA

Olá meu povo liiiindo!
Eu nem preciso dizer que estou morrendo de saudade, né?
Primeiramente peço desculpas pela ausência. Minha vida está muito corrida. A faculdade está cada vez mais me atolando de trabalhos e provas, o meu estágio ocupa toda a minha tarde, e eu também tenho feito aula de dança a noite, portanto não sobra tempo pra muita coisa. Maaas... Farei um esforço maior para ser mais frequente aqui novamente.

Então vamos ao que interessa: A nossa entrevista! (clap, clap, clap)
Não sei se vocês acompanharam as postagens anteriores, mas já anunciei a parceira do blog com estes dois autores, Catia Mourão e Johnatan Souza, que são os autores da saga "Mais Além da Escuridão".
Vocês inclusive podem conferir a resenha que eu fiz do primeiro livro da série, clicando aqui.
Meu maior contato tem sido com a Cátia, que digo de passagem, é bastante simpática! Após a leitura do primeiro livro propus a entrevista e ela logo de cara aceitou. Agradeço os dois autores pelo tempo dedicado a responder as minhas perguntas. Sem mais delongas, vamos a entrevista!

ENTREVISTA

1-      Por favor, apresentem-se. Nome, cidade onde nasceram, onde moram atualmente, formação.

Catia Mourão – Nasci no Rio de Janeiro e vivo na cidade até hoje. Minha formação acadêmica é na área de Recursos Humanos.

Johnatan Souza – Nasci no Ceará, mas vivo em São Paulo há muitos anos. Pretendo cursar Letras e Gastronomia.

2-      Vocês dedicam tempo integral a escrita ou trabalham com outra coisa também?

Catia – Trabalhava como fotógrafa de books e adorava. Ainda mantenho o estúdio, mas atualmente só por hobby. O tempo ficou muito curto e estou me dedicando unicamente a literatura.

Johnatan – Trabalho no departamento de compras de uma grande editora de São Paulo, mas não seria conveniente citar o nome.

3-      Onde e como vocês dois se conheceram e como surgiu a parceria?

Nos conhecemos na rede social e em pouco tempo nos tornamos amigos fora dela. A parceria surgiu há pouco mais de dois anos. A princípio como um passa tempo, mas logo identificamos afinidade entre nossos projetos para o futuro e decidimos criar a série Mais Além da Escuridão.

4-      Qual a sensação de estar prestes a participar de um grande evento como o da Bienal do Livro de São Paulo e posteriormente a de Minas Gerais?

Estaríamos mentindo se disséssemos que não estamos ansiosos. Será nossa primeira Bienal e temos coinsciência da importância desse evento. Muitos autores, com mais tempo de mercado que nós, nunca tiveram uma sessão de autógrafos na Bienal e queremos aproveitar ao máximo essa oportunidade para levar nossa obra ao maior número possível de leitores e ter um contato mais próximo com os fãs da saga. Acreditamos que São Paulo será nossa escola para a Bienal de Minas e posteriormente, do Rio de Janeiro.

5-      Qual é a principal fonte de divulgação do trabalho de vocês?

Principalmente a internet. Demos algumas entrevistas para revistas literárias, participamos de eventos no eixo Rio – São Paulo sempre que somos convidados, o que é muito interessante porque podemos interagir diretamente com os leitores. Mas sem dúvida, são as parcerias com os blogs literários que melhor trabalham no sentido de divulgar nossa obra.

6-      Fora os volumes da série “Mais Além da Escuridão” vocês tem algum outro trabalho publicado, juntos ou individualmente?

Catia - Eu tenho uma novela romântica de 1997, chamada Elos do Destino, que será republicada no final desse ano e futuramente quero reunir meus poemas e contos góticos em uma obra única. O John tem alguns trabalhos legais que estou tentando convencer ele a desengavetar. Quem sabe agora, com o sucesso da série, ele se anime.

7-      Quando começaram a escrever a série Mais Além da Escuridão?

Desenvolvemos o projeto há aproximadamente dois anos. Criamos os roteiros para todos os volumes da saga e então, iniciamos o primeiro livro. Com tudo isso, o primeiro volume levou mais ou menos um ano e meio para ser publicado. Com o segundo volume foi mais rápido porque já tínhamos o roteiro e todo o trabalho de pesquisa prontos.

8-      Os personagens que criaram tem alguma característica, física ou comportamental, parecidas com alguém próximo a vocês? Podem dizer que foram inspirados em alguém?

Certamente. Não só os personagens centrais da trama, que carregam alguns traços de nossas próprias personalidades, como os demais personagens que foram inspirados em outras pessoas. Esse processo acaba sendo inevitável. Sempre buscamos inspiração em pessoas e fatos do cotidiano e levamos essas experiências para o mundo da fantasia, onde situamos nossa obra.

9-      Quantos volumes a série terá e quais seus respectivos nomes? Já tem previsão para quando vão lançar os próximos volumes?

A série completa terá seis volumes. Entre Nós foi o primeiro.O segundo é Revelações e o terceiro, onde teremos a conclusão da profecia e a batalha épica entre os anjos e os vampiros, se chama Insurgência e o lançamento está previsto para a Bienal do Rio, em setembro de 2015. Os volumes 4, 5 e 6 serão os livros da Carlie, do Donovan e de John Fallen, e contarão o passado de cada um dos três personagens centrais da saga. Os leitores terão a oportunidade de conhecer suas experiências e aventuras, até o momento em que seus caminhos se cruzam, dando início --a história.

10-   Diga um pouco como é ser escritor e que conselho daria para quem está começando agora.

É importante ter em mente que esse não é um trabalho fácil. As dificuldades para se viver de literatura no Brasil ainda são muito grandes. Mas é com certeza imensamente gratificante. Consideramos que o melhor caminho atualmente são as auto publicações. Então, se você está começando e quer realmente fazer da literatura uma carreira, não fique esperando que alguma editora compre a sua ideia. Ponha a mão na massa, publique seu livro, divulgue sua obra. Assim você conquista seu público e os tão sonhados convites das editoras se tornam uma consequência.
CURIOSIDADES
Capas:
Entre Nós -  Livro 1
(1º Edição)
 

(2º Edição)
 
Revelações - Livro 2
 
(1º edição)
 
Autores
 

 
 
 
 

4 comentários:

  1. Olá.
    Seu blog foi escolhido para responder a TAG Liebster award.
    http://livroshistoriaseblablabla.blogspot.com.br/2014/10/tag-liebster-award.html
    Não esqueça de comentar no blog com o link das respostas.
    Até mais.
    http://livroshistoriaseblablabla.blogspot.com.br/2014/10/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir
  2. Aaah aulas de dança, queria tanto fazer ççç adorei a entrevista, ainda não conhecia esse livro, fiquei interessada, apesar de não ter ido muito com a cara da capa ;s

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Vem conferir o Especial de Halloween que tá rolando na Caverna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aula de dança é vida!!! <3
      Espero que tenha a oportunidade de ler! :D
      Bjoss

      Excluir