sábado, 14 de março de 2015

O REI DOS MALNASCIDOS - ELIAS PAIXÃO

Título: O Rei dos Malnascidos
Autor: Elias Paixão
Ano: 2014
Páginas: 304
Avaliação (1 a 10): 10
Sinopse: Nos tempos antigos, o primeiro dos magos derrotou os deuses, conquistou toda "Ãh Rahresh" e dividiu a sociedade em cinco castas. Durante milênios a soberana casta dos magos governou o mundo através do Conselho Doszil e agora, pela primeira vez, foram desafiados.
Após matar um poderoso sultão, Fahrak, que no passado desertou da academia de formação de magos, torna real o sonho de luta pela igualdade. Os rumores de que os magos não conseguem vencê-lo aumenta a cada dia e a esperança começa a surgir entre os malnascidos. 
Enquanto isso, Aisha, uma adolescente diante da inesperada morte da mãe descobre seus poderes de mago e se vê diante do terrível e perigoso teste de admissão na Academia Doszil. A única chance de ser aceita na poderosa casta também é, de longe, seu maior e mais mortal desafio. Ao procurar sobreviver junto aos demais malnascidos, percebe que está mais envolvida com o destino do continente e das castas do que pode imaginar.

Resenha: Em uma sociedade dividida por castas, os magos Doszil são soberanos, enquanto os Malnascidos são considerados a escória do mundo. A Academia Doszil todo ano faz testes para a admissão de novos alunos, e se formar como um mago Doszil é a ambição de todos os jovens, inclusive os malnascidos. É devido essa ambição que todos os anos muitos malnascidos se submetem aos testes, que não só podem ser mortais como tem o intuito de matar a maioria dos malnascidos antes do seu ingresso na Academia. 
Aisha, filha não reconhecida do Sultão de Yaati, e filha de uma escrava, sempre fora considerada uma malnascida. Porém herdou alguns dons mágicos de seu ilustre pai. Após a morte de sua mãe, Aisha recebe um conselho de seu pai, e isso a leva a se submeter aos testes da Academia. Juntamente com outros malnascidos, ela enfrenta um a um dos testes, que foram fatais para muitos de sua casta.
Longe dali, no Oásis de Huad, Fahrak, um malnascido ex aluno da Academia Doszil, após matar o Sultão e tomar seu lugar de soberano, planeja destruir o sistema de castas. Após ganhar fama, muitos malnascidos que foram a vida inteira oprimidos, junta-se a ele pela busca pela igualdade. Considerado então o Rei dos Malnascidos, Fahrak monta seu exército para partir em busca do que por anos planejou e desejou.
O Rei dos Malnascidos é apenas o primeiro livro de uma trilogia, e isso faz qualquer leitor feliz. Quando nos deparamos com uma história bem construída, como é o caso desse livro, ansiamos por mais e mais aventuras dos personagens que tanto nos cativaram. Elias criou um mundo novo, muito diferente das ficções fantásticas que temos por aí hoje em dia. E este mundo, Ãh Rahresh, é tão rico de detalhes, lugares, faunas que não nos dá outra opção  além de que acreditar que ele realmente existiu a milhares de anos atrás. 
Os personagens tem características tão particulares e marcantes que logo no início já se tem os preferidos. E o que mais gostei é a forma como Elias relaciona o passado dos personagens com as decisões que eles tomaram no presente. Aisha, Íris, Hakim, Talif, entre outros personagens, tem personalidades tão diferentes e ao mesmo tempo nos cativam muito. Cada um deles tiveram um passado com histórias tristes, que justificam a decisão de se tornarem aclamados magos Doszil. 
Fahrak, facilmente nos convence que seu objetivo, apesar de optar por meios violentos, é justo. Pois sua luta por igualdade muito se assemelha a realidade brasileira. Os malnascidos estão cansados de um sistema corrupto, que tomam medidas apenas para benefícios próprios enquantos muito passam fome e não tem condições de se manterem vivos. 
O enredo foi muito bem elaborado, e por ser um livro que dá abertura para o próximo volume, nos deixa ansiosos para ler sua continuação. É uma daquelas histórias que todo bom leitor de literatura fantástica quer devorar. O fato de ser um autor nacional, me faz dar pulinhos de felicidade. É gratificante poder ver o quanto temos autores sensacionais. Não preciso nem dizer que me tornei fã do escritor, né?

E vocês, já conheciam o livro? Gostaram tanto quanto eu? 

Bjoss,
Thaís Silveira Venzel

14 comentários:

  1. Pela resenha o livro parece ser ótimo. Me pergunto se um dia vou conseguir ler todos os livros das minhas listinhas... haha
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece interessante! Cara, quero tanto superar os livros da minha lista de leitura também... rs

    http://www.zocprint.com.br/produto/cartoes-de-visita-tradicionais

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia ainda esse livro não, e parece ter uma história bem original. Me surpreendi ao ver que é de autor nacional, ele abordou muito bem o assunto, a literatura do nosso país crescendo cada vez mais né! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Seis anos depois", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, a história é muito original, e é aí que está o brilho! haha
      É maravilhoso ver que a literatura nacional está crescendo cada vez mais, com certeza temos talentos excepcionais!
      Bjoss

      Excluir
  4. Não conhecia essa trilogia, mas parece surpreendente. Sem contar que a capa é bem chamativa.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler!!!
      Não iráse arrepender!
      A capa ficou linda mesmo!! *-*
      Bjoss

      Excluir
  5. Olá,
    È sempre bom quando nos deparamos com livros nacionais tão bons, nos faz ter orgulho de nosso próprio país. Adorei a resenha! Muito bem escrita!
    Beijos.
    Memórias de Leiutura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Inês!
      Com certeza faz a gente ter orgulho dos nossos escritores!
      Bjoss

      Excluir
  6. Olá! Sou simplesmente apaixonada por literatura fantástica, e esse livro parece preencher bem esse quesito! Parece ser uma história bem diferente com um tema bem interessante! Adorei mesmo!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza preenche! Um dos melhores que já li!
      Espero que possa ler em breve!
      Bjoss

      Excluir
  7. Oii, tudo bem??? Eu ainda não conhecia o livro, mas já curti. Parece ser um livro com um enredo muito bacana e com mensagens muito legais. Que bom que você curtiu :) , eu já fiquei com vontade de ler, hahah. Beijooos =D
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia em breve então! haha
      Com certeza ele é tudo isso!
      Bjoss

      Excluir