domingo, 22 de dezembro de 2013

BILIONÁRIOS POR ACASO - A CRIAÇÃO DO FACEBOOK

Este livro resumido em apenas uma palavra: Genial.

Como o próprio título já diz "Bilionários por Acaso - A Criação do Facebook", conta toda a historia do Facebook, desde os planos de criação até as primeiras grandes conquistas. Dois estudantes de Havard, Mark e Eduardo considerados "nerds" e sem fama nenhuma em meio as mulheres deram inicio ao Facebook. Mark, após supostamente ter roubado a idéia de outros alunos, que propunham um site de relacionamentos que conectava os estudantes de Havard, programou todo o site e precisava de dinheiro para coloca-lo no ar. Eduardo, que se considerava um homem de negócios, propôs a Mark, seu melhor amigo, uma sociedade entre os dois. Após o lançamenmto o Facebook foi um sucesso, em pouco tempo já tinham conseguido atrair a atenção de grandes investidores e conseguiram expandir a quantidade de jovens logados nesta rede de relacionamentos revolucionária.
Mark, que sempre foi imprevisível e impossível de se entender, não pensou duas vezes antes de derrubar todos aqueles que estavam em seu caminho. Traiu seus colegas de faculdade, do qual roubara a idéia do site de relacionamentos. Traiu Eduardo, o seu melhor amigo e sócio investidor que fora demitido da sua própria empresa. Traiu Sean, o cara que apoiou a criação desde praticamente seu inicio, e veio a se tornar um dos sócios, pois graças a ele que Mark consegui todos os principais contatos que fez do Facebook o sucesso que é hoje.
O livro tem uma narrativa marcante, e apesar de não poder confiar cem por cento nas informações, já que foi estrito pelo jornalista Ben Mezrich que não acompanhou a historia toda de perto, não peca em momento algum por deixar seu leitor desinteressado.
Este livro nos faz refletir sobre a genialidade fria de Mark, e ao mesmo tempo que o odiamos por ser tão cruel ao trair seus amigos, em momento nenhum deixamos de admirar toda sua genialidade e estratégia.

Thaís Silveira Venzel


Nenhum comentário:

Postar um comentário