segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

AQUISIÇÕES DE JANEIRO - PARTE 1

Boa tarde pessoas lindas! Eu pretendia fazer essa postagem bem no inicio de fevereiro, mas devido a problemas técnicos com meu computador não foi possível!
De qualquer fora, vou mostrar a vocês os livros que comprei e ganhei nesse mês de janeiro. Foi o meu recorde, no total foram 27 livros. Eu poderia estar mais feliz? Acho que não né? HAHAHA
Vamos então aos títulos!
1. O Mulato - Aluísio Azevedo (comprei)
Sinopse: Na conservadora São Luís, de fins do século XIX, o amor proibido entre Ana Rosa, uma jovem branca, e Raimundo, seu primo mulato. Mas pesa sobre eles o preconceito de uma sociedade hipócrita, que não conhece limites para proteger a situação estabelecida. 
2. Lira dos Vinte Anos - Álvares de Azevedo (comprei)
Sinopse: O livro é dividido em duas partes, onde na Primeira Parte de Lira dos Vinte Anos predomina a poesia mais sentimental, o devaneio do primeiro Byron e de Musset. Pontificam o medo de amar, o desejo vago por virgens inatingíveis, o sentimento de culpa frente aos desejos carnais e o fascínio com a morte. Trata-se de uma poesia de seres imaginários e idéias abstratas vagando na noite enevoada. Na Segunda Parte de Lira dos Vinte Anos, Álvares de Azevedo envereda por um romantismo irônico e sarcástico. Sem abandonar os temas do amor e da morte, representados sempre sob o manto da noite sombria, passa agora a “falar com coisas” (para usar o termo de João Cabral de Melo Neto) - a poetizar os objetos que o rodeiam. Vai agora, em processo claramente metalingüístico, dia-logar ironicamente com os grandes autores do romantismo. Escreve sobre os charutos, sobre uma queda de cavalo (intuição?), sobre o dinheiro (ou a falta deste), em suma, sobre temas corriqueiros que não cabiam na poesia onírica e sentimental da Primeira Parte.
3. O Cortiço - Aluísio Azevedo (ganhei da mami poderosa *-*)
Sinopse: A obra busca recriar a realidade dos agrupamentos humanos sujeitos à influência da raça, do meio e do momento histórico. O predomínio dos instintos no comportamento do indivíduo, a força da sensualidade da mulher mestiça, o meio como fator determinante do comportamento são algumas das teses naturalistas defendidas pelo autor ao lado de denúncias sociais. O protagonista do romance é o próprio cortiço, onde se acotovelam lavadeiras, trabalhadores de pedreira, malandros e viúvas pobres.

4. As Camadas Mais Frias do Ar - Antje Rávic (comprei)
Sinopse: Numa floresta idílica à beira de um lago na Suécia, um grupo de alemães na casa dos trinta anos, monitores de uma colônia de férias, procura escapar da civilização, esquecer o passado amargo e ignorar o futuro incerto. “A Natureza não faz perguntas”, diz o anúncio enigmático respondido pela desiludida Anja, contratada para trabalhar no acampamento de verão, onde conhece e fica fascinada pela etérea e misteriosa Siri, a qual coloca a sua identidade sexual em jogo, enredando-a numa teia confusa e sedutora que faz as duas mulheres entrarem em conflito com o resto do acampamento. As tensões latentes nesse microcosmo da sociedade moderna acabam eclodindo, e o paraíso estival degenera aos poucos num inferno de tortura psicossocial, violência, loucura e assassinato. História de amor, ficção criminal ou romance social? Além de tudo isso, esta obra estilosa e impressionista, de narrativa esculpida com a delicadeza precisa de um camafeu, introduz uma nova linguagem para o amor.
5. 101 Dias em Bagdá - Asne Seierstad (comprei)
Sinopse: Neste livro, a autora relata o que viu e viveu em Bagdá entre os meses de janeiro e abril de 2003. Usando sua experiência como correspondente, Seierstad faz uma crônica do cotidiano na Guerra do Iraque, mostrando como vivem os iraquianos, como reagem durante os bombardeios, suas opiniões sobre o regime deposto de Saddam Hussein, as expectativas em relação ao futuro e a censura à imprensa estrangeira. Em artigos na imprensa e reportagens ao vivo para a televisão, a autora reportou os acontecimentos no Iraque antes, durante e depois dos ataques americanos e britânicos. Sempre em busca de histórias menos óbvias que as da pura e simples invasão militar, Seierstad procurou expor o universo do conflito além das manchetes. O resultado foi este relato de sua estada entre o povo iraquiano - um valioso e impressionante retrato da realidade. Desde o momento em que chegou a Bagdá, com um visto de dez dias, a autora estava determinada a descobrir os novos segredos daquela terra antiga e a conhecer as condições reais de vida dos iraquianos. 101 dias em Bagdá apresenta ao leitor a vida cotidiana sob a constante ameaça de ataques - primeiro do governo iraquiano e depois dos bombardeios americanos. Passando do silêncio ensurdecedor da era de Saddam Hussein às explosões que interromperam o fornecimento de eletricidade, água e outros serviços essenciais no país, Seierstad revela o que acontece às pessoas diante de situações-limite - do que sentem mais falta quando seu mundo se transforma num campo de guerra? O que denunciam quando não há censura? A autora traz à vida um elenco de personagens inesquecíveis - o burocrata responsável pelo atendimento aos jornalistas estrangeiros, Uday al-Tay; Zahra, mãe de três filhos; Aliya, guia e intérprete que se tornou amigo. Ao confiar em uma mulher européia sem roteiro preestabelecido, esses e outros iraquianos desabafam e narram acontecimentos jamais reportados nos jornais e redes de televisão. 
6. A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães (comprei)
Sinopse:  Romance que procura retratar a sociedade brasileira do século XIX tendo como pano de fundo a escravidão. O autor cria um romance nacional em que o amor é instrumento de denúncia da hipocrisia de seu tempo. 
7. Razão e Sensibilidade/Orgulho e Preconceito/Persuasão - Jane Austen (comprei)
Sinopse: O fascínio que os escritos de Jane Austen exercem, mais do que se manter, torna-se maior no curso do tempo. A obra desta aclamada escritora tem sido constantemente adaptada para o teatro, cinema e televisão; nos meios acadêmicos, tem gerado abundantes e fecundos estudos de sua dimensão estética, sociológica e histórica; em vários paises, inclusive o Brasil, são-lhe dedicados ativos e entusiasmados fã-clube; e, na web, há um número assombroso de paginas que remetem a Jane Austen. Esta edição especial reúne Razão e sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão - três dos mais apreciados romances desta que é uma das mais lidas e amadas autoras inglesas em todo o mundo.
8. Cinco Minutos e a Viuvinha - José de Alencar (comprei)
Sinopse: Coleção Super Prestígio. Biografia por M. Cavalcanti Proença, Introdução e notas por Ivan Cavalcanti Proença.
A viuvinha e Cinco Minutos são exemplos do brilhantismo com que o autor descreve tipos e dramas da sociedade carioca. Na primeira, a felicidade de Carolina é bruscamente interrompida quando Jorge faz-se passar por morto. Em Cinco minutos, o acaso impede que o personagem leve uma vida melancólica, sem conhecer a paixão.

9. Lucíola - José de Alencar (comprei)
Um dos mais polêmicos romances de José de Alencar, Lucíola conta a história de um jovem de família tradicional que se apaixona por uma ex-prostituta. 
10. Senhora - José de Alencar (comprei)
Sinopse: Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormiram em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.
11. Retrato em Preto e Branco - Judith Stone (ganhei de amigo oculto da minha irmã)
Sinopse: Quando Sandra Laing nasceu em 1955, filha de um casal africâner pró-apartheid que vivia no cerne do conservadorismo da África do Sul, foi registrada oficialmente como criança branca. Mas desde o primeiro dia num internato branco, um grupo de alunos e professores perseguiu-a impiedosamente por causa da cor de sua pele e do cabelo pixaim.
Sannie e Abraham Laing atribuíam a aparência de sua filha à uma união interracial no passado distante da história familiar. Mas os vizinhos achavam que Sannie havia cometido adultério com um negro. A família foi condenada ao ostracismo. Quando tinha dez anos, Sandra foi retirada da escola pela polícia e reclassificada como "mulata" – um fruto da miscigenação. E então, quando era adolescente, Sandra fugiu de casa com um negro. Os pais arrasados repudiaram-na, embora ela tenha conseguido fazer duas visitas à mãe sem que ninguém soubesse. Sandra não teve o menor arrependimento por abandonar o mundo dos privilégios brancos por um distrito negro e pobre. A despeito da pobreza, da doença e de um sistema jurídico voltado para a escravização, Sandra nunca foi tão feliz – até ser obrigada a fugir com os filhos e lutar pela sobrevivência nos distritos da periferia de Johannesburgo no auge da brutal repressão do governo à resistência negra.

12. A Mão e a Luva - Machado de Assis (comprei)
Sinopse:  romance conta a história de Guiomar, jovem de origem humilde que, de modo frio e interesseiro, planeja ascender socialmente. Para isso, precisa controlar os impulsos do coração de forma puramente racional. 

Para a postagem não ficar muuuuuito mais extensa vou parar por aqui hoje, no próximo post farei a continuação! Estou com taaantas novidades!! Vou ver se consigo postar todos os dias para deixar vocês atualizados!
PS: Ganhei um livro num sorteio de um blog esse sábado! Estou feliz demais!! =D
Bjoss,

Thaís Silveira Venzel


4 comentários:

  1. Oiie!!
    Muitos destes livros eu tenho e estão esperando para serem lidos!!
    Adooorei!
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga tempo pra ler, por que pra mim tá faltando viu! kkkkk
      Bjoss

      Excluir
  2. Fez boas aquisições... já li Lucíola. beijinhos

    ResponderExcluir